Óculos de Sol Falsos? ☠ Entenda os Riscos!

Postado por Óptica Santa Rosa em

Eles transmitem muita personalidade e estilo. Muitas pessoas, inclusive,  têm mais de um, de diferentes modelos e cores. Mas, os óculos de sol não servem só para embelezar, e sim (principalmente), para proteger os olhos dos raios ultravioletas (UV) A e B. É muito importante, que na hora da compra, você leve em consideração a procedência do óculos de sol e não coloque em risco a sua visão optando por uma peça falsificada.

Segundo dados da Associação Brasileira de Indústria Óptica, cerca de 30% dos óculos produzidos no país durante o ano são piratas ou ilegais. E o grande problema é que eles não têm as proteções necessárias para proteger os olhos dos raios UV. Diferentemente dos óculos originais, que possuem fatores de proteção de qualidade e ajudam a reduzir a quantidade e intensidade de radiação que penetra nos tecidos oculares. 

O barato pode sair muito caro!

É impossível negar que o preço de um óculos de sol falsificado é atrativo, o modelo é bem parecido com a marca original e opções de locais para comprar não faltam. Afinal, cruzamos diariamente com vendedores ambulantes nos centros das cidades, no trânsito e até mesmo em lojas não especializadas. 

            Entenda o que acontece com os seus olhos ao colocar o óculos:

Instantaneamente, a pupila se dilata e abre caminho para mais radiação, a fim de absorver mais luz. Por isso, é necessário que o óculos tenha uma proteção contra os raios UV que atingem as pupilas dilatadas. Se essa proteção existe, você passa a enxergar melhor, pois o olho fica relaxado. Além disso, outra função do óculos de sol é permitir que você enxergue melhor quando tem a visão ofuscada por alguma luz forte, no caso de reflexos enquanto estiver dirigindo, por exemplo. 

Agora, imagine com óculos de sol falso. Sua pupila vai responder à escuridão da lente da mesma forma que com outros óculos, com a desvantagem de que a proteção UV deixa de existir, ou seja, é até pior do que estar sem óculos no sol. Além disso, o uso de óculos de sol pirata ou falsificado pode ocasionar dores de cabeça, desconforto e cansaço na visão. 

Os Oftalmologistas afirmam: a exposição dos olhos às radiações acelera o aparecimento da catarata e intensifica a degeneração macular (doença que prejudica a visão central). Então, caso você tenha um modelo desses em casa, é melhor pensar muito bem antes de usá-lo novamente!  

Fique atento!

Agora que você já sabe a importância da proteção UV nas lentes, é melhor não arriscar! Todos os óculos vendidos aqui na Óptica Santa Rosa tem proteção UV! Nós respeitamos a saúde da sua visão e queremos que você se sinta estiloso(a) mas acima de tudo, protegido(a)! Então, nada de comprar óculos falsos, ok? 

Se você já usou óculos de sol sem procedência, e sentiu algum sintoma desses que mencionamos acima, procure imediatamente um oftalmologista. Ele é o melhor profissional para te orientar sobre a saúde dos seus olhos. ;) 

Dica: Para não ter dúvidas quanto a procedência do óculos de sol, é importante que o produto venha sempre acompanhado de certificado de origem. Solicite o seu!


Compartilhe esta postagem



← Postagem anterior Postagem seguinte →