10 dicas para cuidar do seu relógio como ele merece! <3
Postado por Óptica Santa Rosa em
O assunto de hoje é relógio. Isso mesmo! Aquele item que vai muito além de um acessório de moda, pois reúne cada vez mais funcionalidades e detalhes que fazem toda a diferença no dia a dia de quem não abre mão da peça.
Casual, esportivo ou moderno, são vários modelos e marcas disponíveis no mercado, inclusive aqui em nosso site. A escolha representa o estilo e personalidade de cada um, que varia de acordo com a ocasião. Mas, há uma regra que vale para todos: ao investir em um relógio de qualidade, os consumidores esperam um produto que além de bonito e funcional, seja também duradouro. Afinal, até os relógios de marcas mais conceituadas correm o risco de serem danificados se não receberem o cuidado necessário.
Reunimos 10 dicas super importantes para você adquirir o seu relógio! Confira:
1 - Tenha cuidado ao acertar o horário - Retire o relógio do pulso quando for acertá-lo. Mexer nos ponteiros (ou configuração, no caso dos digitais) enquanto o relógio ainda está no braço pode interferir em sua precisão.
2 - Evite contato com produtos químicos - Não manuseie produtos químicos quando estiver usando o seu relógio. Benzina, gasolina, álcool, spray de cosméticos, esmalte de unha e tintas podem danificar a peça. Evite também usar cremes e outros cosméticos na região próxima ao pulso. A composição química presente em alguns desses produtos pode deteriorar a cor natural do relógio.
3- Guarde seu relógio em local apropriado - Evite deixá-lo em locais empoeirados e sem proteção. O ideal é ter um estojo para guardá-lo. Procure um ambiente arejado, sem exposição ao sol ou à umidade.
4 - Evite entrar no mar usando o seu relógio - Apesar de muitos modelos serem a prova d’água, o sal do mar pode acelerar o processo de oxidação e corrosão do relógio. Por isso, evite entrar no mar com o seu! Mas, se por ventura a vontade de dar aquele mergulho seja muito grande e você esquecer de tirar a peça, siga a seguinte orientação: lave-o em água doce, seque a peça com um pano macio e leve a uma relojoaria de confiança o quanto antes.
5 - Não exponha seu relógio a temperaturas extremas - Evite choques muito bruscos de temperatura, como, por exemplo, deixar o seu relógio no painel do carro fechado ou usá-lo enquanto estiver na sauna. Esse tipo de utilização contribui para a evaporação dos lubrificantes e prejudica o funcionamento da peça. Mais cedo ou mais tarde os problemas podem surgir, sendo assim, tenha cuidado.
6 - Evite praticar esportes de contato usando o seu relógio - A maioria dos relógios não foram produzidos para resistir a grandes quedas e impactos. Durante a realização de determinados esportes, principalmente daqueles em que ocorre contato entre os atletas, uma batida forte pode ocasionar danos irreversíveis ao seu relógio. A melhor alternativa é utilizar uma peça específica para a prática esportiva.
7 - Cuidados com a pilha - Lembre-se de trocar a pilha do seu relógio assim que ela parar de funcionar. A pilha antiga pode se deteriorar e danificar a peça. É aconselhável trocar a pilha de dois em dois anos, ou de acordo com a necessidade de cada modelo.
8 - Use seu relógio com frequência - Se você costuma usar relógio somente de vez em quando, é importante acertar a hora pelo menos uma vez ao mês. Isso fará com que as peças do interior se mantenham lubrificadas e ele não “pare” de funcionar. Para que isso nunca ocorra, o ideal é usar ele todos os dias! ;) Experimente, você não vai querer mais sair de casa sem!
9 - Tenha mais de um modelo - Com mais de um relógio, você poderá, além de ter mais facilidade para combiná-lo em cada ocasião, intercalar o uso. Assim, nenhum deles fica sobrecarregado e sua vida útil aumenta ainda mais. Sem falar que você estará sempre elegante, pois relógio é sinônimo de muito estilo!
10 - Faça limpezas profissionais - Mesmo se você seguir todas as orientações citadas acima, é muito importante levar o relógio periodicamente a uma relojoaria para fazer uma limpeza. O recomendado é fazer este processo a cada três anos. A limpeza interna do equipamento pode influenciar muito na sua durabilidade.
Agora que você já sabe várias formas de aumentar os cuidados com o seu relógio, que tal seguir a dica número 9 e escolher um novo modelo aqui no site? Não deixe de conferir os lindos modelos e as novidades. Até a próxima ;)